O atual contexto pandémico trouxe-nos várias certezas no que à desmaterialização diz respeito. De facto, a adaptação às circunstâncias sanitárias implicou uma mudança drástica e transversal em termos tecnológicos: a desmaterialização deixou de ser percecionada como uma aspiração futura, para passar a ser tratada como uma verdadeira necessidade.

Neste contexto, as tradicionais formas de contratar viram-se rapidamente substituídas pelas alternativas eletrónicas, tornando-se indubitáveis as suas diversas vantagens e utilidades.

No entanto, muitas empresas não conseguiram potencializar os ganhos advenientes desta informatização, pela falta de recursos e plataformas de comunicação eletrónica.

Atentemos ao seguinte cenário. Imagine-se que duas empresas acordaram na contratação de um serviço, faltando apenas o envio da respetiva documentação e assinatura das partes. Estas provavelmente utilizariam duas ou mais plataformas para assinar os documentos eletrónicos e recorreriam ao e-mail para proceder ao seu envio. Assumindo que cada uma das empresas necessitaria da assinatura de mais do que um representante legal, os documentos movimentar-se-iam inúmeras vezes até se atingir a completa contratualização.

Como é possível deduzir, mesmo estando a ser utilizados meios digitais, a esperada agilização relativamente ao fecho do negócio seria forçosamente colocada em causa, apenas pela falta de um elemento agregador: uma plataforma de gestão de contratos digitais.

Ora, atenta às fragilidades do mercado, a DigitalSign desenvolveu a plataforma SigningDesk. O SigningDesk é uma plataforma digital que não só possibilita a introdução e partilha de documentos eletrónicos, como ainda permite a sua assinatura por parte dos diversos signatários, sejam eles colaboradores, clientes ou fornecedores. No fundo, esta plataforma propicia a utilização de um único canal de comunicação e, acima de tudo, a definição de um só procedimento, para que as partes possuam controlo integral sobre toda a contratualização. Para ver os seus documentos assinados, o utilizador apenas necessita de os descarregar na plataforma, assinar e, se assim o pretender, inserir os endereços de e-mail dos restantes signatários.

Ademais, a DigitalSign, tendo em vista a dinamização da experiência do utilizador, decidiu ainda dotar o SigningDesk de uma multiplicidade de outras funcionalidades, das quais destacamos a possibilidade de assinatura em paralelo, bem como a existência de um chat que viabiliza qualquer tipo de conversação entre os participantes de um workflow.

Por fim, salientámos que esta plataforma possui uma versão perfeitamente customizável, preparada para se adaptar às necessidades das organizações, sem que tenha de haver qualquer preocupação de integração com os sistemas empresariais utilizados.

Como é possível verificar, a DigitalSign encontra-se preparada para auxiliar as empresas nos mais diversos processos de contratação, tendo sempre em vista a maximização do seu tempo.

Saiba mais sobre  em www.signingdesk.com

Leia também…

  • O que é um Prestador Qualificado de Serviços de Confiança (QTSP)?
    O ano de 2021 inicia-se com mudanças significativas, atingindo todas as escalas da economia e da sociedade em geral. Uma nova era digital passa a estabelecer-se de forma concreta e definitiva no dia-a-dia das empresas e nos relacionamentos com clientes e colaboradores. Tanto que em Portugal, a partir deste ano, passa a ser obrigatório o […]
  • E por falar em Faturação Eletrónica… O que deve saber?
    A nova realidade digital continua a gerar mudanças radicais na forma de gerir negócios e serviços. O impacto é cada vez mais definitivo na dinâmica regular das empresas, que nos aponta o caminho numa direção que não tem volta atrás. Tanto que, em 2021 a faturação eletrónica passou a ser obrigatória na contratação pública em […]
  • 4 passos para digitalizar o seu departamento de RH
    As tarefas administrativas de Recursos Humanos são repetitivas e demoradas, para além dos respetivos departamentos gerarem enormes quantidades de papel, acabam também por aumentar as despesas com arquivo e gestão da informação.  A transformação digital nesta área está centrada em diferentes eixos, entre os quais destacamos a implementação de novas ferramentas digitais de comunicação e […]
  • Documentos digitais aumentam a necessidade de segurança
    O selo eletrónico nas faturas e em todos os documentos produzidos pela empresa é a forma adequada para garantir a autenticidade das informações e prevenir a fraude dos seus clientes. “Quando em março de 2020 o país entrou em confinamento, ninguém sabia ao certo que passados 13 meses o teletrabalho continuaria a ser uma realidade […]
  • Fatura eletrónica (PDF) enviada por email: é necessária a sua assinatura?
    UM DOCUMENTO EM PDF É UMA FATURA ELETRÓNICA? Nos dias que correm, já todos recebemos, na qualidade de consumidores, uma fatura em formato PDF no nosso email, seja de um serviço de fornecimento de eletricidade, seja em resultado de uma compra realizada online. Também no âmbito da atividade empresarial é comum o envio de faturas […]