É, hoje, inegável o esforço da Administração Pública na substituição das tradicionais formas de contratar por soluções mais eficientes e desmaterializadas. Efetivamente, assistimos, por parte das múltiplas entidades administrativas e dos respetivos serviços públicos, à rápida adoção do fenómeno da “despapelização”. Neste âmbito, uma das inovadoras medidas adotadas prendeu-se com a criação e imposição das plataformas eletrónicas para o desenvolvimento de procedimentos concursais públicos.

No presente artigo, centraremos a nossa atenção nesta medida, de forma a desmistificar algumas dúvidas a ela associadas. Sabe-se que a Administração Pública, por forma a garantir a autenticidade, a integridade e a confidencialidade dos documentos eletrónicos partilhados nas aludidas plataformas, optou por impor a figura das assinaturas eletrónicas qualificadas.

No entanto, vários problemas e questões surgiram em relação à sua utilização.

Será possível assinar digitalmente uma proposta que agregue todos os documentos num único ficheiro PDF (“Portable Document Format”)?

Esta era uma das interrogações colocadas que se viu recentemente dissipada num acórdão do Supremo Tribunal Administrativo (doravante, STA), o qual analisaremos infra.

Antes de avançarmos, recorde-se que o n.º 4 do artigo 57.º do Código dos Contratos Públicos (CPP) especifica que os documentos da proposta devem ser assinados pelo concorrente ou por representante que tenha poderes para o obrigar. Por seu turno, o n.º 5 do artigo 54.º da lei que regula o funcionamento das plataformas eletrónicas, em conjugação com o n.º 4 do artigo 62.º do CPP, dispõe que a aposição de uma assinatura eletrónica qualificada deve ocorrer em cada um dos documentos eletrónicos, sob pena de causa de exclusão da proposta. 

Ora, a decisão jurisdicional, datada de 25 de novembro de 2021, começa por esclarecer o que se entende por documento PDF para, numa fase posterior, evidenciar as consequências advenientes da aposição de uma assinatura eletrónica a essa tipologia de ficheiros.

Com efeito, considera que um documento PDF constitui um formato aberto de arquivo não editável, apenas disponível para visualização/impressão, que impede a alteração do seu conteúdo e formato originais. Para além disso, especifica que, ainda que ele possa conter vários documentos, na prática, o ficheiro PDF consiste num único documento eletrónico.

Destarte, não faria sentido exigir ao seu signatário a aposição de diferentes assinaturas eletrónicas quando, na realidade, nos encontramos na presença de um só documento. Tal constituiria uma repetição e redundância de atos, sem qualquer efeito útil, dado que a assinatura pressupõe a aprovação integral do conteúdo do documento e implica a sinalização das eventuais alterações efetuadas. Por esta via, encontravam-se salvaguardadas as exigências legais de autenticidade, integridade e não repúdio.

Todavia, depois de analisados os supramencionados normativos legais, o acórdão do STA concluiu que não havia maneira de afastar o disposto no n.º 5 do artigo 54.º da Lei nº 96/2015, não se podendo desconsiderar a necessidade formal de aposição individualizada de diferentes assinaturas eletrónicas qualificadas por parte do autor/signatário.

Argumenta-se que a definição das formalidades de assinatura deriva da compatibilização de todo o quadro normativo, não podendo, de forma alguma, ser efetuada uma análise legal isolada.Sucede que, muito embora a assinatura eletrónica dos documentos da proposta agregados num único PDF assevere, de forma inequívoca, a autoria do signatário e dê garantias de integralidade material do cumprimento das exigências do artigo 57.º do Código dos Contratos Públicos, não assegura o cumprimento dos requisitos formais legalmente exigidos.

Por fim, o Supremo Tribunal Administrativo discorreu sobre a questão de saber se a proposta deve, ou não, ser excluída, atento o incumprimento das aludidas formalidades. A este respeito, concluiu-se que, neste tipo de procedimentos administrativos, os formalismos dotam-se de uma importância acrescida, proporcionando um tratamento igualitário e não discriminatório. Com efeito, entende-se que o incumprimento em causa deve ser considerado invalidante, culminando na exclusão da proposta contratual, a menos que ocorra uma expressa alteração legislativa.

A DigitalSign disponibiliza soluções para assinar eletronicamente os vários documentos da proposta contratual, cumprindo todas as exigências legais.

Para saber mais, visite o nosso site www.digitalsign.pt

LEIA TAMBÉM…

  • Qual a importância do Regulamento eIDAS na mitigação do ciber-risco?
    Apesar da transformação digital se apresentar como algo fundamental para a evolução de qualquer organização, esta também traz consigo novos desafios, nomeadamente o inevitável incremento do ciber-risco. É neste contexto que pretendemos explorar o papel que o Regulamento eIDAS pode desempenhar como ferramenta regulatória para a mitigação do ciber-risco. Pese embora tal diploma já se encontre em vigor há alguns anos, verifica-se a existência de um grande desconhecimento sobre os instrumentos introduzidos por este.
  • Já foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica. Saiba tudo!
    No dia 3 de maio de 2023, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica em que a pessoa singular titular do certificado representa uma pessoa coletiva. Através do referido Despacho, o Gabinete Nacional de Segurança, no âmbito das competências previstas no artigo 6.º […]
  • Banco de Portugal reforça medidas contra branqueamento de capitais
    O Banco de Portugal, na qualidade de banco central da república portuguesa e autoridade setorial competente para a verificação do cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento de terrorismo (“BCFT”), emitiu um novo aviso (Aviso n.º 1/2023) aplicável às entidades que exercem atividades com ativos virtuais. Desde logo, há um importante […]
  • Agora é fácil validar uma assinatura digital
    “Certamente já lhe aconteceu receber um documento assinado eletronicamente e não ter certezas acerca da validade da sua assinatura. Porventura, até recusou o próprio documento, com receio de estar a aceitar algo sem qualquer tipo de valor probatório.”
  • Fraudes a clientes da EDP: qual a necessidade de uma Assinatura Eletrónica Qualificada?
    “Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro” – Foi com este título que o Jornal de Negócios decidiu, no dia 29 de novembro de 2022, informar os seus leitores acerca da existência de um aumento significativo de tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial. Estas tentativas consistem […]