Atualmente, devido à realidade pandémica, observamos uma rápida popularização do teletrabalho como solução estratégica, no sentido de atender aos cuidados sanitários então exigidos. Esta necessidade, ainda que em muitos casos forçada, passou a ditar grande parte das novas formas de interação entre empresas, clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Empresas e clientes tiveram que adaptar-se a esta mudança de comportamento, provocando um grande aumento de compras e serviços oferecidos online, bem como a gestão de procedimentos e documentos sem necessidade de deslocação física a um determinado local. 

Muitas destas tarefas passaram a ser realizadas remotamente, e até mesmo a assinatura de vários tipos de contratos eletrónicos tornou-se uma prática cada vez mais habitual, realizada a partir das nossas próprias casas. Uma realidade de caráter emergencial, que foi imposta a muitos, gerando por outro lado, dúvidas e questões perante estes novos hábitos.

DÚVIDAS E QUESTÕES RECORRENTES

O que é uma assinatura eletrónica? Como funciona? Este contrato é realmente válido? E como poderei saber se este processo é seguro? Estas são apenas algumas das dúvidas mais comuns com as quais empresas e clientes estão a aprender a lidar e com as quais esperamos também ajudá-lo.

No entanto, percebe-se também que estes novos hábitos forçados, geraram uma série de oportunidades, nas quais muitas empresas e consumidores estão a ver rapidamente os benefícios, não só num contexto mais amplo de mercado, mas dentro da própria realidade do teletrabalho.

A otimização de processos, tornando-os mais ágeis, rápidos, eficientes e seguros, somados a fatores como a redução de custos, menor desperdício de tempo, recursos e uma nova perspetiva relacionada à preservação ambiental, certamente impactou de forma positiva diversas empresas, fazendo com que muitas adotassem o teletrabalho, até mesmo de forma permanente.

Dentro deste novo contexto, a assinatura eletrónica de contratos de forma remota assumiu um papel decisivo e extremamente relevante, sendo assim necessário entender como integrá-la e utilizá-la de maneira adequada para termos certeza da eficácia jurídica de tais documentos.

OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA

O resultado disto é que muitas empresas, por conseguinte, estão a reavaliar digitalmente os seus processos operacionais e relacionamentos, não só de forma externa (com cliente, fornecedores e grupos de interesse), bem como internamente (em processos de aprovação, RH, assinatura de contratos, faturação eletrónica, desenvolvimento de projetos e tarefas, etc.) 

Ao adotarem estas mudanças, as empresas começaram a entender concretamente as vantagens e oportunidades reais de ganhos em eficiência, valor agregado e novas experiências no relacionamento com o mercado, através do uso de ferramentas de validação digital, como assinaturas eletrónicas, carimbos de hora eletrónicos, identidades digitais e a preservação de documentos de TI.

Neste cenário cada vez mais difundido de gestão digital de documentos e integração de processos e dados, a adoção de soluções de assinatura eletrónica é central e estratégica. A DigitalSign tem acompanhado todo este processo oferecendo segurança tecnológica e jurídica às empresas parceiras que adotam processos remotos de teletrabalho, bem como novas oportunidades de negócios.

Saiba mais aqui sobre como estas oportunidades podem impactar de forma positiva as dinâmicas da sua empresa e como podemos ajudá-lo a inserir-se de forma eficaz nesta nova realidade digital, desenvolvendo soluções à medida das suas necessidades.

Pode também ter interesse em:

  • Glossário da Assinatura eletrónica5 min leitura
    O crescente volume de procedimentos e negócios digitais, acelerado pela pandemia, veio introduzir novos cenários e tecnologias que revolucionaram o quotidiano do mundo empresarial, especialmente em segmentos de mercado específicos onde foram adotadas Assinaturas Eletrónicas para os mais variados fins. Para quem ainda não está habituado à terminologia utilizada no âmbito desta temática, neste artigo […]
  • 5 MOTIVOS PARA ADERIR À FATURA ELETRÓNICA NA SUA EMPRESA.7 min leitura
    Para as empresas que ainda estão em processo de adaptação ao novo contexto tecnológico digital potenciado pelo COVID-19, o termo Faturação Eletrónica pode causar alguma estranheza ou confusão. A DigitalSign vai ajudá-lo a entender melhor do que se trata e quais suas vantagens. O que é uma Fatura Eletrónica?  Uma fatura é um documento comercial […]
  • Assinatura Eletrónica para o Setor Hoteleiro4 min leitura
    De todos os setores afetados pela atual situação pandémica em Portugal, o setor do turismo e da hotelaria foi, sem dúvida, um dos mais afetados e o que enfrenta diariamente os maiores desafios para recuperar do impacto económico gerado pela COVID-19. Muitos procuraram reinventar-se em termos dos serviços e experiências oferecidos, contemplando a segurança e […]
  • A ASSINATURA ELETRÓNICA PARA O SETOR DE SEGUROS5 min leitura
    O setor dos seguros é uma área que lida com um grande volume de documentos, quer seja uma seguradora, uma corretora de seguros ou um cliente. A atividade diária deste mercado envolve frequentemente longas apólices, regulamentos rigorosos e preenchimento de formulários que impactam diretamente os níveis de produtividade. Para as corretoras de seguros que desejem […]
  • Chegou a hora da faturação electrónica obrigatória8 min leitura
    Portugal não é pioneiro na Europa, mas está no pelotão da frente ao nível da faturação eletrónica e com bons resultados. Em entrevista à DigitalSign, cuja missão é facilitar a massificação da faturação eletrónica de forma simples e a baixo custo, ficámos a saber como as faturas eletrónicas tornam os processos de faturação mais rápidos e […]