Atualmente, devido à realidade pandémica, observamos uma rápida popularização do teletrabalho como solução estratégica, no sentido de atender aos cuidados sanitários então exigidos. Esta necessidade, ainda que em muitos casos forçada, passou a ditar grande parte das novas formas de interação entre empresas, clientes, fornecedores e colegas de trabalho.

Empresas e clientes tiveram que adaptar-se a esta mudança de comportamento, provocando um grande aumento de compras e serviços oferecidos online, bem como a gestão de procedimentos e documentos sem necessidade de deslocação física a um determinado local. 

Muitas destas tarefas passaram a ser realizadas remotamente, e até mesmo a assinatura de vários tipos de contratos eletrónicos tornou-se uma prática cada vez mais habitual, realizada a partir das nossas próprias casas. Uma realidade de caráter emergencial, que foi imposta a muitos, gerando por outro lado, dúvidas e questões perante estes novos hábitos.

DÚVIDAS E QUESTÕES RECORRENTES

O que é uma assinatura eletrónica? Como funciona? Este contrato é realmente válido? E como poderei saber se este processo é seguro? Estas são apenas algumas das dúvidas mais comuns com as quais empresas e clientes estão a aprender a lidar e com as quais esperamos também ajudá-lo.

No entanto, percebe-se também que estes novos hábitos forçados, geraram uma série de oportunidades, nas quais muitas empresas e consumidores estão a ver rapidamente os benefícios, não só num contexto mais amplo de mercado, mas dentro da própria realidade do teletrabalho.

A otimização de processos, tornando-os mais ágeis, rápidos, eficientes e seguros, somados a fatores como a redução de custos, menor desperdício de tempo, recursos e uma nova perspetiva relacionada à preservação ambiental, certamente impactou de forma positiva diversas empresas, fazendo com que muitas adotassem o teletrabalho, até mesmo de forma permanente.

Dentro deste novo contexto, a assinatura eletrónica de contratos de forma remota assumiu um papel decisivo e extremamente relevante, sendo assim necessário entender como integrá-la e utilizá-la de maneira adequada para termos certeza da eficácia jurídica de tais documentos.

OPORTUNIDADES E ESTRATÉGIA

O resultado disto é que muitas empresas, por conseguinte, estão a reavaliar digitalmente os seus processos operacionais e relacionamentos, não só de forma externa (com cliente, fornecedores e grupos de interesse), bem como internamente (em processos de aprovação, RH, assinatura de contratos, faturação eletrónica, desenvolvimento de projetos e tarefas, etc.) 

Ao adotarem estas mudanças, as empresas começaram a entender concretamente as vantagens e oportunidades reais de ganhos em eficiência, valor agregado e novas experiências no relacionamento com o mercado, através do uso de ferramentas de validação digital, como assinaturas eletrónicas, carimbos de hora eletrónicos, identidades digitais e a preservação de documentos de TI.

Neste cenário cada vez mais difundido de gestão digital de documentos e integração de processos e dados, a adoção de soluções de assinatura eletrónica é central e estratégica. A DigitalSign tem acompanhado todo este processo oferecendo segurança tecnológica e jurídica às empresas parceiras que adotam processos remotos de teletrabalho, bem como novas oportunidades de negócios.

Saiba mais aqui sobre como estas oportunidades podem impactar de forma positiva as dinâmicas da sua empresa e como podemos ajudá-lo a inserir-se de forma eficaz nesta nova realidade digital, desenvolvendo soluções à medida das suas necessidades.

Pode também ter interesse em:

  • Qual a importância do Regulamento eIDAS na mitigação do ciber-risco?
    Apesar da transformação digital se apresentar como algo fundamental para a evolução de qualquer organização, esta também traz consigo novos desafios, nomeadamente o inevitável incremento do ciber-risco. É neste contexto que pretendemos explorar o papel que o Regulamento eIDAS pode desempenhar como ferramenta regulatória para a mitigação do ciber-risco. Pese embora tal diploma já se encontre em vigor há alguns anos, verifica-se a existência de um grande desconhecimento sobre os instrumentos introduzidos por este.
  • Já foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica. Saiba tudo!
    No dia 3 de maio de 2023, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica em que a pessoa singular titular do certificado representa uma pessoa coletiva. Através do referido Despacho, o Gabinete Nacional de Segurança, no âmbito das competências previstas no artigo 6.º […]
  • Banco de Portugal reforça medidas contra branqueamento de capitais
    O Banco de Portugal, na qualidade de banco central da república portuguesa e autoridade setorial competente para a verificação do cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento de terrorismo (“BCFT”), emitiu um novo aviso (Aviso n.º 1/2023) aplicável às entidades que exercem atividades com ativos virtuais. Desde logo, há um importante […]
  • Agora é fácil validar uma assinatura digital
    “Certamente já lhe aconteceu receber um documento assinado eletronicamente e não ter certezas acerca da validade da sua assinatura. Porventura, até recusou o próprio documento, com receio de estar a aceitar algo sem qualquer tipo de valor probatório.”
  • Fraudes a clientes da EDP: qual a necessidade de uma Assinatura Eletrónica Qualificada?
    “Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro” – Foi com este título que o Jornal de Negócios decidiu, no dia 29 de novembro de 2022, informar os seus leitores acerca da existência de um aumento significativo de tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial. Estas tentativas consistem […]