A facilidade e a conveniência da assinatura eletrônica, além de permitir que as organizações criem, personalizem, enviem e assinem contratos de forma digital e segura, também agrega valor para todas as partes interessadas, incluindo clientes e funcionários nas equipas de vendas, RH, jurídico e o departamento de compras. 

Sabemos que as empresas adoram a velocidade, assim como seus clientes, e com centenas de milhões de assinaturas enviadas digitalmente, ambos beneficiam das experiências digitais que desejam, enquanto as equipes de vendas apreciam a eficiência que acelera o processo e reduz o risco de acordos perdidos ou executados incorretamente.

Leia também sobre:

Entenda o que é ROI e de que forma pode ser medido.

ROI, sigla inglesa para Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica utilizada pelas empresas para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar as eficiências de investimentos.

Um alto ROI significa ganhos de investimento favorável em relação aos custos, onde os três elementos principais do seu cálculo são:

  • Benefícios de produtividade (tempo que trabalho demora para ser concluído)
  • Grande economia de custos (papel, canetas, impressão, energia, transporte)
  • Receita (o valor previsto a ganhar com investimento)

Enumeramos abaixo 5 formas de impulsionar o ROI através da Assinatura Eletrónica da DigitalSign e, deste modo, criar valor para seus negócios e clientes.

1. Redução de custos

As Assinaturas Eletrónicas da eliminam os custos que ocorrem devido à necessidade de impressão, envio e armazenamento, como também custos associados a erros humanos que podem custar até quatro vezes mais para serem processados do que os contratos enviados corretamente.

2. Produtividade dos funcionários

Os acordos e contratos são parte integral das negociações em todos os lugares. Com 90% das negociações ainda a ocorrer de forma manual, a Assinatura Eletrónica SigningDesk, oferece às organizações a capacidade de fazer muito mais do que apenas assinar contratos digitalmente.

Ela oferece a capacidade de concluir acordos em minutos, em vez de dias, ao reduzir o processo de vendas. Isso reflete diretamente no tempo extra que sua equipe comercial terá se cada vendedor puder economizar pelo menos uma hora de seu trabalho diário na gestão de contratos. 

3. Eficiência e retorno financeiro mais rápido

Além de facilitar as etapas de acordos e negociações, a Assinatura Eletrónica, permite que qualquer pessoa rastreie atualizações em tempo real sobre quem completou (ou não) sua parte no processo de assinatura. 

Ao enviar o mesmo documento para um grande número de destinatários, poderá economizar tempo e erros associados à criação e envio manual de forma separada, com a funcionalidade de envio em massa. Basta importar uma lista de signatários e cada um receberá uma cópia exclusiva do mesmo formulário para assinar.

Ao aprovar (ou rescindir) contratos, as equipas e organizações melhoram a visibilidade global dos processos de negócios de forma ágil. A Assinatura Eletrónica pode atingir a impressionante marca de até 80% dos contratos concluídos em menos de um dia e 50% em menos de 15 minutos. Isso significa menos espera e mais tempo para agir. 

Realizar contratos mais rapidamente, significa obter um retorno financeiro com mais rapidez. Reduzir os ativos vinculados a vendas pendentes, pagamentos e negociações de estoque, direciona as organizações para um retorno financeiro mais rápido do que nunca.

Veja como isto acontece na prática em nosso vídeo sobre a nossa Plataforma de gestão de contratos digitais SigningDesk

4. Experiência do Consumidor e Inovação

Consumidores cada vez mais ávidos por novas ofertas de produtos e serviços, anseiam ter experiências tecnológicas que sejam intuitivas, rápidas e simplificadas.

Modernizar os processos contratuais, sair do processo manual, remover os obstáculos da desconexão, proporcionam a experiência digital que os clientes desejam, sem muita implementação e baixo risco. 

Clientes, funcionários e parceiros podem beneficiar da experiência e concluir acordos de praticamente qualquer lugar/hora e através de variados dispositivos, o que acelera a transformação digital não só em relação ao cliente, mas também em toda a organização, ao reunir as condições necessárias para um cenário de tecnologia de ponta.

Processos digitais como a assinatura Eletrónica, aumentam a conectividade entre os diversos setores de uma organização. Para além de acelerar a recolha de assinaturas, o compromisso com essa transformação digital, integra diversas oportunidades de negócios e proporcionam através dos departamentos de TI, o controle de todo este sistema.

5. Redução de Risco e Gestão Ambiental

O envio e assinatura digital de contratos reduz significativamente o risco cibernético e também reduz o risco operacional e do fornecedor. O e-mail é uma das plataformas mais vulneráveis a estes ataques, mas, cerca de 80% dos funcionários já enviaram um contratos por e-mail. 

Sendo assim, armazenar contratos digitalmente também reduz o risco de quebras de segurança.

Acordos legais e celebrados através de Assinaturas Eletrónicas geradas e armazenadas, geram um trilha de auditoria passível de resposta judicial. A DigitalSign atende aos mais rigorosos padrões de segurança e está em conformidade com o Regulamento eIDAS da EU. 

Por fim, a Assinatura Eletrónica, ao eliminar o uso e desperdício de papel, gera também um impacto ambiental que agrega ainda mais valor à missão das organizações, bem como no posicionamento das mesmas perante seus colaboradores, parceiros e clientes.

Entre para esta nova realidade digital, economizando tempo, dinheiro e recursos ambientais! A DigitalSign pode ajudá-lo a aumentar o ROI da sua organização ou empresa, através dos benefícios das Assinaturas Eletrónicas e Certificados Digitais no dia-a-dia do seu negócio.  

Leia também:

  • Certificados Qualificados de Representação : Para que servem
    A DigitalSign, enquanto Prestadora Qualificada de Serviços de Confiança, ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 910/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de julho, vulgarmente designado Regulamento eIDAS, encontra-se devidamente credenciada para a prestação de serviços qualificados de confiança, designadamente para a emissão de certificados digitais qualificados. Em termos gerais, os certificados digitais […]
  • Banco de Portugal alerta para risco de pagamento de faturas falsas.
    No passado dia 2 de maio 2022, o Banco de Portugal organizou uma conferência sobre cibersegurança na área financeira (link para download da apresentação). A organização deste evento ficou marcada por um clima de grande preocupação e incerteza, face às novas ameaças provenientes do mundo digital, aceleradas não só pela retoma do crescimento dos pagamentos […]
  • Chegou a hora da faturação eletrónica obrigatória!
    O Estado português tornou obrigatório, através do Decreto-Lei n.º 123/2018, que as faturas sejam emitidas por via eletrónica para a Administração Pública (AP), processo este, que veio acelerar a adoção da faturação eletrónica nos contratos públicos e o consequente arquivo eletrónico. Leia na integra a reportagem sobre a Digitalsign na Revista Indústria n.º 131 de […]
  • Tenho que rubricar todas as páginas de um documento assinado digitalmente? Fique a saber…
    Como já referimos anteriormente, o documento eletrónico possui algumas especificidades relativamente ao documento em formato papel. De facto, ao contrário do que acontece com um documento digital, o conteúdo e o contexto de um documento tradicional são passíveis de apreensão física e direta. A imaterialidade e a consequente desvinculação entre o conteúdo e o suporte […]
  • Conheça as Novas Regras de Assembleias de Condomínio
    No passado dia 10 de janeiro, foi publicada a Lei n.º 08/2022 que estabeleceu novas regras relativamente à administração de condomínios: venha conhecer as principais novidades que entram em vigor já no próximo dia 10 de abril de 2022. Este diploma legal veio promover a desmaterialização de processos no que às assembleias de condomínio respeita, […]