A facilidade e a conveniência da assinatura eletrônica, além de permitir que as organizações criem, personalizem, enviem e assinem contratos de forma digital e segura, também agrega valor para todas as partes interessadas, incluindo clientes e funcionários nas equipas de vendas, RH, jurídico e o departamento de compras. 

Sabemos que as empresas adoram a velocidade, assim como seus clientes, e com centenas de milhões de assinaturas enviadas digitalmente, ambos beneficiam das experiências digitais que desejam, enquanto as equipes de vendas apreciam a eficiência que acelera o processo e reduz o risco de acordos perdidos ou executados incorretamente.

Leia também sobre:

Entenda o que é ROI e de que forma pode ser medido.

ROI, sigla inglesa para Retorno Sobre o Investimento, é uma métrica utilizada pelas empresas para avaliar a eficiência de um investimento ou para comparar as eficiências de investimentos.

Um alto ROI significa ganhos de investimento favorável em relação aos custos, onde os três elementos principais do seu cálculo são:

  • Benefícios de produtividade (tempo que trabalho demora para ser concluído)
  • Grande economia de custos (papel, canetas, impressão, energia, transporte)
  • Receita (o valor previsto a ganhar com investimento)

Enumeramos abaixo 5 formas de impulsionar o ROI através da Assinatura Eletrónica da DigitalSign e, deste modo, criar valor para seus negócios e clientes.

1. Redução de custos

As Assinaturas Eletrónicas da eliminam os custos que ocorrem devido à necessidade de impressão, envio e armazenamento, como também custos associados a erros humanos que podem custar até quatro vezes mais para serem processados do que os contratos enviados corretamente.

2. Produtividade dos funcionários

Os acordos e contratos são parte integral das negociações em todos os lugares. Com 90% das negociações ainda a ocorrer de forma manual, a Assinatura Eletrónica SigningDesk, oferece às organizações a capacidade de fazer muito mais do que apenas assinar contratos digitalmente.

Ela oferece a capacidade de concluir acordos em minutos, em vez de dias, ao reduzir o processo de vendas. Isso reflete diretamente no tempo extra que sua equipe comercial terá se cada vendedor puder economizar pelo menos uma hora de seu trabalho diário na gestão de contratos. 

3. Eficiência e retorno financeiro mais rápido

Além de facilitar as etapas de acordos e negociações, a Assinatura Eletrónica, permite que qualquer pessoa rastreie atualizações em tempo real sobre quem completou (ou não) sua parte no processo de assinatura. 

Ao enviar o mesmo documento para um grande número de destinatários, poderá economizar tempo e erros associados à criação e envio manual de forma separada, com a funcionalidade de envio em massa. Basta importar uma lista de signatários e cada um receberá uma cópia exclusiva do mesmo formulário para assinar.

Ao aprovar (ou rescindir) contratos, as equipas e organizações melhoram a visibilidade global dos processos de negócios de forma ágil. A Assinatura Eletrónica pode atingir a impressionante marca de até 80% dos contratos concluídos em menos de um dia e 50% em menos de 15 minutos. Isso significa menos espera e mais tempo para agir. 

Realizar contratos mais rapidamente, significa obter um retorno financeiro com mais rapidez. Reduzir os ativos vinculados a vendas pendentes, pagamentos e negociações de estoque, direciona as organizações para um retorno financeiro mais rápido do que nunca.

Veja como isto acontece na prática em nosso vídeo sobre a nossa Plataforma de gestão de contratos digitais SigningDesk

4. Experiência do Consumidor e Inovação

Consumidores cada vez mais ávidos por novas ofertas de produtos e serviços, anseiam ter experiências tecnológicas que sejam intuitivas, rápidas e simplificadas.

Modernizar os processos contratuais, sair do processo manual, remover os obstáculos da desconexão, proporcionam a experiência digital que os clientes desejam, sem muita implementação e baixo risco. 

Clientes, funcionários e parceiros podem beneficiar da experiência e concluir acordos de praticamente qualquer lugar/hora e através de variados dispositivos, o que acelera a transformação digital não só em relação ao cliente, mas também em toda a organização, ao reunir as condições necessárias para um cenário de tecnologia de ponta.

Processos digitais como a assinatura Eletrónica, aumentam a conectividade entre os diversos setores de uma organização. Para além de acelerar a recolha de assinaturas, o compromisso com essa transformação digital, integra diversas oportunidades de negócios e proporcionam através dos departamentos de TI, o controle de todo este sistema.

5. Redução de Risco e Gestão Ambiental

O envio e assinatura digital de contratos reduz significativamente o risco cibernético e também reduz o risco operacional e do fornecedor. O e-mail é uma das plataformas mais vulneráveis a estes ataques, mas, cerca de 80% dos funcionários já enviaram um contratos por e-mail. 

Sendo assim, armazenar contratos digitalmente também reduz o risco de quebras de segurança.

Acordos legais e celebrados através de Assinaturas Eletrónicas geradas e armazenadas, geram um trilha de auditoria passível de resposta judicial. A DigitalSign atende aos mais rigorosos padrões de segurança e está em conformidade com o Regulamento eIDAS da EU. 

Por fim, a Assinatura Eletrónica, ao eliminar o uso e desperdício de papel, gera também um impacto ambiental que agrega ainda mais valor à missão das organizações, bem como no posicionamento das mesmas perante seus colaboradores, parceiros e clientes.

Entre para esta nova realidade digital, economizando tempo, dinheiro e recursos ambientais! A DigitalSign pode ajudá-lo a aumentar o ROI da sua organização ou empresa, através dos benefícios das Assinaturas Eletrónicas e Certificados Digitais no dia-a-dia do seu negócio.  

Leia também:

  • Qual a importância do Regulamento eIDAS na mitigação do ciber-risco?
    Apesar da transformação digital se apresentar como algo fundamental para a evolução de qualquer organização, esta também traz consigo novos desafios, nomeadamente o inevitável incremento do ciber-risco. É neste contexto que pretendemos explorar o papel que o Regulamento eIDAS pode desempenhar como ferramenta regulatória para a mitigação do ciber-risco. Pese embora tal diploma já se encontre em vigor há alguns anos, verifica-se a existência de um grande desconhecimento sobre os instrumentos introduzidos por este.
  • Já foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica. Saiba tudo!
    No dia 3 de maio de 2023, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica em que a pessoa singular titular do certificado representa uma pessoa coletiva. Através do referido Despacho, o Gabinete Nacional de Segurança, no âmbito das competências previstas no artigo 6.º […]
  • Banco de Portugal reforça medidas contra branqueamento de capitais
    O Banco de Portugal, na qualidade de banco central da república portuguesa e autoridade setorial competente para a verificação do cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento de terrorismo (“BCFT”), emitiu um novo aviso (Aviso n.º 1/2023) aplicável às entidades que exercem atividades com ativos virtuais. Desde logo, há um importante […]
  • Agora é fácil validar uma assinatura digital
    “Certamente já lhe aconteceu receber um documento assinado eletronicamente e não ter certezas acerca da validade da sua assinatura. Porventura, até recusou o próprio documento, com receio de estar a aceitar algo sem qualquer tipo de valor probatório.”
  • Fraudes a clientes da EDP: qual a necessidade de uma Assinatura Eletrónica Qualificada?
    “Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro” – Foi com este título que o Jornal de Negócios decidiu, no dia 29 de novembro de 2022, informar os seus leitores acerca da existência de um aumento significativo de tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial. Estas tentativas consistem […]