As tarefas administrativas de Recursos Humanos são repetitivas e demoradas, para além dos respetivos departamentos gerarem enormes quantidades de papel, acabam também por aumentar as despesas com arquivo e gestão da informação. 

A transformação digital nesta área está centrada em diferentes eixos, entre os quais destacamos a implementação de novas ferramentas digitais de comunicação e colaboração e a digitalização dos processos internos das empresas. Neste processo, é recomendável que os departamentos de RH procurem soluções de fácil integração, de forma a gerar um processo que seja confiável, escalável e flexível.

Saiba então os passos necessários para digitalizar o seu departamento de RH e como versatilizar processos de trabalho quotidianos adaptando-o à nova realidade digital:

1. Conceção de uma estratégia de recursos humanos digital com base na nossa própria dinâmica e experiência da empresa.

2. Integrar a digitalização na estratégia de RH. Neste passo é importante a identificação das principais ferramentas de digitalização em torno de áreas estratégicas ou processos cuja digitalização trará um grande número de benefícios, uma vez que não é aconselhável realizar uma transformação digital de todos os processos sem prévia avaliação.

3. Executar a estratégia de RH e medir o impacto da digitalização e a experiência dos trabalhadores, candidatos e clientes.

4. Reforçar uma cultura de adaptação à mudança, desenvolvendo a liderança e incentivando ao mesmo tempo o trabalho em colaboração das equipas e departamentos.

Criar e integrar novos processos é um elemento crucial para as empresas e ter uma plataforma ou ferramenta de integração poderosa torna-se um elemento essencial para uma digitalização de sucesso. Desta forma, os processos de negócios podem ser alterados e novas formas de interação com os clientes podem ser encontradas.

De especial importância entre essas ferramentas são as assinaturas eletrônicas. Elas ajudam a tornar os processos do departamento de RH mais eficientes, possibilitando que até mesmo que os recrutamentos comecem pelos canais digitais. Como consequência da nossa sociedade cada vez mais dinâmica, estes procedimentos também devem poder ser formalizados e desenvolvidos através dos meios digitais. Sendo assim, concluí-los por meio de assinaturas eletrônicas é a opção mais natural a fazer.

As assinaturas eletrónicas são regulamentadas a nível europeu pelo Regulamento n.º 910/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de julho de 2014, relativo à identificação eletrónica e aos serviços de confiança nas transações eletrónicas no mercado interno (conhecido por Regulamento eIDAS). Este  regula vários tipos de assinatura de acordo com o nível de segurança que oferecem, podendo ser: assinaturas eletrónicas simples, avançadas e assinaturas eletrónicas qualificadas.

Ao adotar as nossas tecnologias biométricas e de assinatura remota poderá eliminar os processos repetitivos em suporte papel, proporcionar às novas contratações uma primeira experiência digital e intuitiva e reforçar os valores da sua empresa, contribuindo para um melhor ambiente, mantendo os contratos e formulários digitais desde o início.

A DigitalSign tem o prazer de proporcionar esta nova realidade aos seus parceiros e clientes!
Junte-se a nós! Saiba mais em: www.signingdesk.com

Leia também…

  • Qual a importância do Regulamento eIDAS na mitigação do ciber-risco?
    Apesar da transformação digital se apresentar como algo fundamental para a evolução de qualquer organização, esta também traz consigo novos desafios, nomeadamente o inevitável incremento do ciber-risco. É neste contexto que pretendemos explorar o papel que o Regulamento eIDAS pode desempenhar como ferramenta regulatória para a mitigação do ciber-risco. Pese embora tal diploma já se encontre em vigor há alguns anos, verifica-se a existência de um grande desconhecimento sobre os instrumentos introduzidos por este.
  • Já foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica. Saiba tudo!
    No dia 3 de maio de 2023, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica em que a pessoa singular titular do certificado representa uma pessoa coletiva. Através do referido Despacho, o Gabinete Nacional de Segurança, no âmbito das competências previstas no artigo 6.º […]
  • Banco de Portugal reforça medidas contra branqueamento de capitais
    O Banco de Portugal, na qualidade de banco central da república portuguesa e autoridade setorial competente para a verificação do cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento de terrorismo (“BCFT”), emitiu um novo aviso (Aviso n.º 1/2023) aplicável às entidades que exercem atividades com ativos virtuais. Desde logo, há um importante […]