O setor dos seguros é uma área que lida com um grande volume de documentos, quer seja uma seguradora, uma corretora de seguros ou um cliente. A atividade diária deste mercado envolve frequentemente longas apólices, regulamentos rigorosos e preenchimento de formulários que impactam diretamente os níveis de produtividade.

Para as corretoras de seguros que desejem otimizar estes processos para os seus clientes, a assinatura eletrónica destaca-se como sendo absolutamente necessária, ao evitar digitalizações, cópias e envio de contratos ou documentos via postal, reduzindo eficientemente a quantidade de documentos em papel e o tempo de resposta às apólices.

Esta solução contempla, ainda, a proteção de dados confidenciais de forma garantidamente segura e em conformidade com a legislação aplicável, tendo sido implementados, para tal, métodos criteriosos, de acordo com as diretrizes da legislação eIDAS.

AUMENTO DA PRODUTIVIDADE

A utilização das Assinaturas Eletrónicas apresenta diversas vantagens, tais como prevenir extravios na documentação, o envio de atualizações sobre o estado de um negócio a qualquer momento, e, ainda, o facto de minimizar a margem de erros humanos. 

Reconhecendo o facto dos consumidores estarem cada vez mais informados e cientes da variedade de ofertas no mercado, as seguradoras procuraram integrar formas não só de atender às suas expectativas, como também de antever os seus interesses e necessidades, a fim de aumentar o número de retenção e fidelização dos mesmos.

Neste sentido, a automação de procedimentos contribuirá para a otimização das relações das entidades com os seus clientes, desde a captação, renovação, ou mesmo, anulação de apólices, gerando um aumento da produtividade e conclusão de acordos de forma mais ágil e rápida.

MOBILIDADE E RAPIDEZ

Os processos que utilizam a Assinatura Eletrónica permitem que os clientes assinem apólices de seguro a qualquer hora e em qualquer dispositivo, numa questão de minutos. Esta facilidade, para além de gerar uma experiência simplificada para o cliente, acrescenta valor à qualidade do serviço prestado.

A partir do momento que os clientes tomam a decisão de adquirir uma apólice, estes poderão usar a Assinatura Eletrónica para concluir rapidamente o seu processo, quer estejam em casa ou em qualquer outro lugar, através do computador, tablet, telemóvel, entre outros dispositivos.

DOCUMENTAÇÃO COM UMA APARÊNCIA MAIS PROFISSIONAL

A possibilidade de personalizar a oferta de um seguro permite o desenvolvimento de outros produtos, serviços e operações que contemplem determinadas particularidades e preferências do cliente. 

Esta vantagem permite a criação de apólices com coberturas, limites, capitais e automação de serviços completamente personalizados, aplicando-se também a contratos digitais. 

Para além disso, as soluções da Assinatura Eletrónica permitem às empresas personalizarem os documentos com os seus logótipos e incluir outros elementos de Branding e Design, que estarão visíveis na página à qual os clientes irão aceder para assinar os documentos.

CONVENIENTE PARA OS CLIENTES

À medida que as soluções de seguro digitais tornam-se cada vez mais presentes, esta integração torna-se essencial para atrair novos clientes, não só ao nível do processo de contratação, mas também do pós-compra, garantindo uma maior satisfação do utilizador.

Facilmente os clientes poderão assinar e ter acesso a cópias dos documentos de seguro sem sair do lugar, sem esperas para entregas ou deslocações aos correios para enviá-los de volta já assinados. Para as seguradoras também é possível habilitar formas de medir os resultados, a fim de garantir que a decisão do cliente foi avaliada de forma positiva. 

Por outro lado, também possibilita corrigir experiências negativas ou mesmo promover ações promocionais onde clientes frequentes podem recomendar o serviço a outros utilizadores, criando um efeito em “cadeia”.

AUMENTOS DOS LUCROS E IMAGEM AMIGA DO AMBIENTE

A adoção de soluções de Assinatura Eletrónica por parte das seguradoras, além de proporcionar uma poupança significativa nos gastos em papel, tinta, impressões, envios pelo correio e manutenção de equipamentos, refletir-se-á também no aumento da produtividade e diminuição do tempo de conclusão de contratos, gerando inevitavelmente um crescimento de lucros e receitas anuais.

Sob uma outra perspetiva, as empresas que adotam processos digitais, reduzindo uso de papel, associam-se consequentemente a uma imagem mais amiga do ambiente, o que atualmente também é tido em consideração por grande parte dos consumidores na hora de escolher um prestador de serviços.

A DigitalSign lança-se, assim, na missão de acelerar a transição digital nas seguradoras, a custos reduzidos, sob a promessa de reduzir prazos de conclusão de contratos, através de soluções inovadoras que simplificarão procedimentos de segurança para a sua empresa e, que proporcionarão uma experiência diferenciada aos seus clientes.

Saiba mais em: www.digitalsign.pt

  • 4 passos para digitalizar o seu departamento de RH3 min leitura
    As tarefas administrativas de Recursos Humanos são repetitivas e demoradas, para além dos respetivos departamentos gerarem enormes quantidades de papel, acabam também por aumentar as despesas com arquivo e gestão da informação.  A transformação digital nesta área está centrada em diferentes eixos, entre os quais destacamos a implementação de novas ferramentas digitais de comunicação e […]
  • 5 MOTIVOS PARA ADERIR À FATURA ELETRÓNICA NA SUA EMPRESA.7 min leitura
    Para as empresas que ainda estão em processo de adaptação ao novo contexto tecnológico digital potenciado pelo COVID-19, o termo Faturação Eletrónica pode causar alguma estranheza ou confusão. A DigitalSign vai ajudá-lo a entender melhor do que se trata e quais suas vantagens. O que é uma Fatura Eletrónica?  Uma fatura é um documento comercial […]
  • 5 Razões pelas quais a Assinatura Eletrónica DigitalSign vai aumentar o seu ROI5 min leitura
    A facilidade e a conveniência da assinatura eletrônica, além de permitir que as organizações criem, personalizem, enviem e assinem contratos de forma digital e segura, também agrega valor para todas as partes interessadas, incluindo clientes e funcionários nas equipas de vendas, RH, jurídico e o departamento de compras.  Sabemos que as empresas adoram a velocidade, […]
  • A ASSINATURA ELETRÓNICA PARA O SETOR DE SEGUROS5 min leitura
    O setor dos seguros é uma área que lida com um grande volume de documentos, quer seja uma seguradora, uma corretora de seguros ou um cliente. A atividade diária deste mercado envolve frequentemente longas apólices, regulamentos rigorosos e preenchimento de formulários que impactam diretamente os níveis de produtividade. Para as corretoras de seguros que desejem […]
  • Assinatura Eletrónica para o Setor Hoteleiro4 min leitura
    De todos os setores afetados pela atual situação pandémica em Portugal, o setor do turismo e da hotelaria foi, sem dúvida, um dos mais afetados e o que enfrenta diariamente os maiores desafios para recuperar do impacto económico gerado pela COVID-19. Muitos procuraram reinventar-se em termos dos serviços e experiências oferecidos, contemplando a segurança e […]