De todos os setores afetados pela atual situação pandémica em Portugal, o setor do turismo e da hotelaria foi, sem dúvida, um dos mais afetados e o que enfrenta diariamente os maiores desafios para recuperar do impacto económico gerado pela COVID-19. Muitos procuraram reinventar-se em termos dos serviços e experiências oferecidos, contemplando a segurança e o bem-estar do cliente. 

Por outro lado, observou-se um desenvolvimento e aceleração dos processos de digitalização durante este período, que se estenderam ao setor dos bens e serviços, incluindo naturalmente a indústria da hospitalidade e aos processos tradicionalmente em papel. 

Recentemente, têm sido discutidas estratégias para a recuperação do setor do alojamento, não só em Portugal, como também na maioria dos países Europeus, o que requere uma compreensão da transformação do mercado de turismo e o impacto causado pelo Covid 19 e a transformação digital em curso.

NOVAS ABORDAGENS PARA O SETOR HOTELEIRO

Novas abordagens passaram a substituir os processos tradicionais de formulários de check-in e check-out, faturas de fornecedores e clientes, registos de funcionários, planos e relatórios, fluxos de projetos internos ou relações com empresas parceiras, por processos completamente digitais e remotos em todos os aspetos. 

É neste sentido que as Assinaturas Eletrónicas podem desempenhar um papel fundamental na recuperação do setor hoteleiro, além de oferecer uma melhor experiência para o cliente, ao possibilitar cenários seguros e de validade legal, como a declaração de dados pessoais, passaporte e credencial de vacinação, que poderão ser assinados digitalmente na chegada ao hotel.

Outro ponto positivo é o facto de não serem necessários dispositivos específicos para a utilização das Assinaturas Eletrónicas. Os clientes podem utilizar seus próprios tablets ou smartphones para assinar remotamente, preservando a segurança e distanciamento social necessários. De igual modo, o hotel pode proceder ao envio das faturas em formato digital, ao invés de emitir uma versão impressa em papel.

Um benefício ainda a ser destacado é, certamente, a redução de custos com impressões, digitalizações, envios, logística e gestão de dados, que deu espaço a uma maior eficiência, produtividade e rapidez na finalização de contratos em formato digital. Tal acaba por impactar não só os setores financeiros das empresas, mas também os departamentos comerciais, jurídicos e administrativos, poupando horas de trabalho em comparação ao tempo empregue nos processos analógicos. 

SEMPRE DE ACORDO COM AS MEDIDAS DE SEGURANÇA.

À medida que a vacinação avança em grande parte da Europa e as pessoas passam a obter os seus certificados de vacinação do COVID-19, o setor do turismo volta a expandir-se e a tomar fôlego, caminhando para um setor turístico cada vez mais digital. 

Nesse sentido, a Assinatura Eletrónica torna-se também numa ferramenta eficaz para que as organizações se mantenham em conformidade com as regras de segurança exigidas, evitando que funcionários e clientes sejam infetados durante as interações próprias das atividades hoteleiras.

COMO INTRODUZIR A ASSINATURA ELETRÓNICA NA SUA ORGANIZAÇÃO.

Apesar de muitas empresas ainda funcionarem com base no padrão analógico, a palavra de ordem é INOVAÇÃO! 

Os próprios clientes verão rapidamente os benefícios desta experiência digital, pela maior rapidez e simplicidade basta um simples click no seu smartphone no email que lhe é enviado para assinar todos os documentos desde o check in ao check out,  para além do valor agregado da responsabilidade ambiental do hotel, proveniente da redução de custos e de papel impresso.

O hotel pode ainda alargar o uso destas assinaturas eletrónicas aos contratos com fornecedores, contratos com o seu pessoal, alterações de turnos etc. que antes podiam durar horas ou mesmo dias para recolher assinaturas em papel e agora podem ser finalizados com uma assinatura simples com base num click, através da nossa plataforma SigningDesk, adotando um serviço completamente estruturado e desenvolvido para o seu modelo de negócio.

Para saber na prática como a Assinatura Eletrónica pode ser aplicada na sua empresa, consulte-nos em www.signingdesk.com

Leia também…

  • Qual a importância do Regulamento eIDAS na mitigação do ciber-risco?
    Apesar da transformação digital se apresentar como algo fundamental para a evolução de qualquer organização, esta também traz consigo novos desafios, nomeadamente o inevitável incremento do ciber-risco. É neste contexto que pretendemos explorar o papel que o Regulamento eIDAS pode desempenhar como ferramenta regulatória para a mitigação do ciber-risco. Pese embora tal diploma já se encontre em vigor há alguns anos, verifica-se a existência de um grande desconhecimento sobre os instrumentos introduzidos por este.
  • Já foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica. Saiba tudo!
    No dia 3 de maio de 2023, foi publicado em Diário da República o Despacho n.º 5108/2023 relativo à emissão de certificados qualificados de assinatura eletrónica em que a pessoa singular titular do certificado representa uma pessoa coletiva. Através do referido Despacho, o Gabinete Nacional de Segurança, no âmbito das competências previstas no artigo 6.º […]
  • Banco de Portugal reforça medidas contra branqueamento de capitais
    O Banco de Portugal, na qualidade de banco central da república portuguesa e autoridade setorial competente para a verificação do cumprimento dos deveres preventivos do branqueamento de capitais e do financiamento de terrorismo (“BCFT”), emitiu um novo aviso (Aviso n.º 1/2023) aplicável às entidades que exercem atividades com ativos virtuais. Desde logo, há um importante […]
  • Agora é fácil validar uma assinatura digital
    “Certamente já lhe aconteceu receber um documento assinado eletronicamente e não ter certezas acerca da validade da sua assinatura. Porventura, até recusou o próprio documento, com receio de estar a aceitar algo sem qualquer tipo de valor probatório.”
  • Fraudes a clientes da EDP: qual a necessidade de uma Assinatura Eletrónica Qualificada?
    “Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro” – Foi com este título que o Jornal de Negócios decidiu, no dia 29 de novembro de 2022, informar os seus leitores acerca da existência de um aumento significativo de tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial. Estas tentativas consistem […]