De todos os setores afetados pela atual situação pandémica em Portugal, o setor do turismo e da hotelaria foi, sem dúvida, um dos mais afetados e o que enfrenta diariamente os maiores desafios para recuperar do impacto económico gerado pela COVID-19. Muitos procuraram reinventar-se em termos dos serviços e experiências oferecidos, contemplando a segurança e o bem-estar do cliente. 

Por outro lado, observou-se um desenvolvimento e aceleração dos processos de digitalização durante este período, que se estenderam ao setor dos bens e serviços, incluindo naturalmente a indústria da hospitalidade e aos processos tradicionalmente em papel. 

Recentemente, têm sido discutidas estratégias para a recuperação do setor do alojamento, não só em Portugal, como também na maioria dos países Europeus, o que requere uma compreensão da transformação do mercado de turismo e o impacto causado pelo Covid 19 e a transformação digital em curso.

NOVAS ABORDAGENS PARA O SETOR HOTELEIRO

Novas abordagens passaram a substituir os processos tradicionais de formulários de check-in e check-out, faturas de fornecedores e clientes, registos de funcionários, planos e relatórios, fluxos de projetos internos ou relações com empresas parceiras, por processos completamente digitais e remotos em todos os aspetos. 

É neste sentido que as Assinaturas Eletrónicas podem desempenhar um papel fundamental na recuperação do setor hoteleiro, além de oferecer uma melhor experiência para o cliente, ao possibilitar cenários seguros e de validade legal, como a declaração de dados pessoais, passaporte e credencial de vacinação, que poderão ser assinados digitalmente na chegada ao hotel.

Outro ponto positivo é o facto de não serem necessários dispositivos específicos para a utilização das Assinaturas Eletrónicas. Os clientes podem utilizar seus próprios tablets ou smartphones para assinar remotamente, preservando a segurança e distanciamento social necessários. De igual modo, o hotel pode proceder ao envio das faturas em formato digital, ao invés de emitir uma versão impressa em papel.

Um benefício ainda a ser destacado é, certamente, a redução de custos com impressões, digitalizações, envios, logística e gestão de dados, que deu espaço a uma maior eficiência, produtividade e rapidez na finalização de contratos em formato digital. Tal acaba por impactar não só os setores financeiros das empresas, mas também os departamentos comerciais, jurídicos e administrativos, poupando horas de trabalho em comparação ao tempo empregue nos processos analógicos. 

SEMPRE DE ACORDO COM AS MEDIDAS DE SEGURANÇA.

À medida que a vacinação avança em grande parte da Europa e as pessoas passam a obter os seus certificados de vacinação do COVID-19, o setor do turismo volta a expandir-se e a tomar fôlego, caminhando para um setor turístico cada vez mais digital. 

Nesse sentido, a Assinatura Eletrónica torna-se também numa ferramenta eficaz para que as organizações se mantenham em conformidade com as regras de segurança exigidas, evitando que funcionários e clientes sejam infetados durante as interações próprias das atividades hoteleiras.

COMO INTRODUZIR A ASSINATURA ELETRÓNICA NA SUA ORGANIZAÇÃO.

Apesar de muitas empresas ainda funcionarem com base no padrão analógico, a palavra de ordem é INOVAÇÃO! 

Os próprios clientes verão rapidamente os benefícios desta experiência digital, pela maior rapidez e simplicidade basta um simples click no seu smartphone no email que lhe é enviado para assinar todos os documentos desde o check in ao check out,  para além do valor agregado da responsabilidade ambiental do hotel, proveniente da redução de custos e de papel impresso.

O hotel pode ainda alargar o uso destas assinaturas eletrónicas aos contratos com fornecedores, contratos com o seu pessoal, alterações de turnos etc. que antes podiam durar horas ou mesmo dias para recolher assinaturas em papel e agora podem ser finalizados com uma assinatura simples com base num click, através da nossa plataforma SigningDesk, adotando um serviço completamente estruturado e desenvolvido para o seu modelo de negócio.

Para saber na prática como a Assinatura Eletrónica pode ser aplicada na sua empresa, consulte-nos em www.signingdesk.com

Leia também…

  • Glossário da Assinatura eletrónica5 min leitura
    O crescente volume de procedimentos e negócios digitais, acelerado pela pandemia, veio introduzir novos cenários e tecnologias que revolucionaram o quotidiano do mundo empresarial, especialmente em segmentos de mercado específicos onde foram adotadas Assinaturas Eletrónicas para os mais variados fins. Para quem ainda não está habituado à terminologia utilizada no âmbito desta temática, neste artigo […]
  • 5 MOTIVOS PARA ADERIR À FATURA ELETRÓNICA NA SUA EMPRESA.7 min leitura
    Para as empresas que ainda estão em processo de adaptação ao novo contexto tecnológico digital potenciado pelo COVID-19, o termo Faturação Eletrónica pode causar alguma estranheza ou confusão. A DigitalSign vai ajudá-lo a entender melhor do que se trata e quais suas vantagens. O que é uma Fatura Eletrónica?  Uma fatura é um documento comercial […]
  • Assinatura Eletrónica para o Setor Hoteleiro4 min leitura
    De todos os setores afetados pela atual situação pandémica em Portugal, o setor do turismo e da hotelaria foi, sem dúvida, um dos mais afetados e o que enfrenta diariamente os maiores desafios para recuperar do impacto económico gerado pela COVID-19. Muitos procuraram reinventar-se em termos dos serviços e experiências oferecidos, contemplando a segurança e […]
  • A ASSINATURA ELETRÓNICA PARA O SETOR DE SEGUROS5 min leitura
    O setor dos seguros é uma área que lida com um grande volume de documentos, quer seja uma seguradora, uma corretora de seguros ou um cliente. A atividade diária deste mercado envolve frequentemente longas apólices, regulamentos rigorosos e preenchimento de formulários que impactam diretamente os níveis de produtividade. Para as corretoras de seguros que desejem […]
  • Chegou a hora da faturação electrónica obrigatória8 min leitura
    Portugal não é pioneiro na Europa, mas está no pelotão da frente ao nível da faturação eletrónica e com bons resultados. Em entrevista à DigitalSign, cuja missão é facilitar a massificação da faturação eletrónica de forma simples e a baixo custo, ficámos a saber como as faturas eletrónicas tornam os processos de faturação mais rápidos e […]