“Tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial aumentam mais de 230% em outubro” – Foi com este título que o Jornal de Negócios decidiu, no dia 29 de novembro de 2022, informar os seus leitores acerca da existência de um aumento significativo de tentativas de fraudes a clientes da EDP Comercial.
Estas tentativas consistem em utilizar indevidamente o nome da EDP Comercial para cobrar dívidas inexistentes aos seus clientes. Só no mês de outubro foram reportados cerca de 200 casos, comparativamente aos 120 registados no total do primeiro semestre. A EDP Comercial admite não ter informação sobre o número total de casos, uma vez que nem todos os clientes reportam estas tentativas, podendo, ainda, haver clientes que pagam as alegadas dívidas sem darem conta de que se trata de burla.
Segundo a própria empresa, “Estas tentativas de fraude têm-se sofisticado, quer pela adulteração de faturas em papel, quer pelo ajuste do texto das mensagens de telemóvel (SMS). Mais recentemente, detetámos também que conseguiram mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP”. Ademais, relativamente às faturas em papel, têm sido detetados, segundo a elétrica, “casos em que há envelopes desviados e abertos, adicionando-se uma última página na fatura, com uma alegada dívida e uma referência multibanco para pagamento”.
Ora, já em artigos anteriores alertámos que a criminalidade está a deixar gradativamente os seus trâmites tradicionais para passar a adaptar-se igualmente ao mundo digital. Este caso de burla informática é exemplo paradigmático disso mesmo.
Neste sentido, a DigitalSign alerta para a necessidade de aposição de uma assinatura eletrónica qualificada ou selo eletrónico qualificado às suas faturas eletrónicas. Nestas situações, mesmo que uma pessoa mal-intencionada envie uma fatura em nome de uma entidade comercial, de forma a ludibriar os clientes e, bem assim, fazê-los pagar dívidas que eles, efetivamente, não têm, o sucesso destes esquemas de engenharia social seria bem menos provável. A priori, estes saberiam que todas as faturas enviadas por determinada Organização teriam necessariamente de estar devidamente assinados ou selados.
Efetivamente, não nos podemos esquecer que a emissão de um qualquer certificado de assinatura ou selo pressupõe a existência de um rigoroso processo de verificação de identidade da pessoa singular ou coletiva requerente do certificado. Por isso, os clientes podem sempre confiar na autenticidade de um documento eletrónico assinado ou selado digitalmente, quando o certificado foi emitido por um Prestador Qualificado de Serviços de Confiança.
Fonte: Jornal de Negócios – https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tentativas-de-fraudes-a-clientes-da-edp-comercial-aumentam-mais-de-230-em-outubro
Leia também…
- O que é um Prestador Qualificado de Serviços de Confiança (QTSP)?O ano de 2021 inicia-se com mudanças significativas, atingindo todas as escalas da economia e da sociedade em geral. Uma nova era digital passa […]
- E por falar em Faturação Eletrónica… O que deve saber?A nova realidade digital continua a gerar mudanças radicais na forma de gerir negócios e serviços. O impacto é cada vez mais definitivo na […]
- 4 passos para digitalizar o seu departamento de RHAs tarefas administrativas de Recursos Humanos são repetitivas e demoradas, para além dos respetivos departamentos gerarem enormes quantidades de papel, acabam também por aumentar […]